sexta-feira, 30 de outubro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

domingo, 25 de outubro de 2009

sábado, 24 de outubro de 2009

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Com a chegda das chuvas, é bom relembrar


Conduzir fora de estrada proporciona um prazer único, não só pela diversidade de situações que se nos colocam, como pelos locais que visitamos. Infelizmente, existem algumas armadilhas que não são identificáveis e que podem levar ao rompimento de um pneu ou a uma avaria inesperada. Em caso de imobilização do jipe, a situação torna-se mais complicada. Se for sozinho, tudo se torna ainda pior. É por esta razão que nunca deve realizar deslocações fora de estrada sozinho. Em caso de problemas, terá sempre alguém para o ajudar.
Por isso, lembre-se: sozinho, nunca!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nem o CR7

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

terça-feira, 13 de outubro de 2009

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Gaivota

O porta-bagagens no tejadilho


O porta-bagagens no tejadilho é um acessório que compromete as prestações do todo-o-terreno, em maior ou menor grau, dependendo da carga, dado que oferece resistência ao ar e eleva o centro de gravidade, o que obriga a uma condução mais cuidadosa, sobretudo nas curvas.
Em princípio, o porta-bagagens do tejadilho deve ser de fácil montagem, e só se colocará em caso de necessidade, quando se parte em viagem ou para o transporte de objectos que não caibam no interior do veículo.
Distribuição da carga. Quando se prepara uma viagem grande deve ter-se em conta que o veículo terá de transportar muito peso; por um lado, a bagagem pessoal dos ocupantes e, por outro lado, as peças sobressalentes, as ferramentas e os acessórios necessários para fazer face a qualquer contingência.
A distribuição correcta da carga é essencial para a segurança. A primeira norma a seguir é colocar o material mais pesado no interior do veículo, repartido de forma que não se acumule num lado ou num só eixo e o mais próximo possível do solo. Além disso, se for necessário montar um porta- bagagens no tejadilho, deve-se procurar repartir o peso de forma equitativa pelos dois eixos.



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Futuro...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Protecção da parte inferior


Os eixos, a caixa de velocidades e o cárter são elementos muito expostos às irregularidades do terreno. Protegê-los com uma chapa é uma boa precaução.
Se possível, devem escolher-se protecções especificamente concebidas para o modelo de 4x4 em que vão ser montadas. Se não existirem, devem procurar-se as que se adaptem o melhor possível à parte inferior do motor, não esquecendo que devem dispor de orifícios para a circulação do ar, precaução necessária para facilitar o arrefecimento e evitar o aquecimento da mecânica.
Em todo o caso, o condutor deve ter consciência de que o seu veículo perdeu altura mínima.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009