sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O porta-bagagens no tejadilho


O porta-bagagens no tejadilho é um acessório que compromete as prestações do todo-o-terreno, em maior ou menor grau, dependendo da carga, dado que oferece resistência ao ar e eleva o centro de gravidade, o que obriga a uma condução mais cuidadosa, sobretudo nas curvas.
Em princípio, o porta-bagagens do tejadilho deve ser de fácil montagem, e só se colocará em caso de necessidade, quando se parte em viagem ou para o transporte de objectos que não caibam no interior do veículo.
Distribuição da carga. Quando se prepara uma viagem grande deve ter-se em conta que o veículo terá de transportar muito peso; por um lado, a bagagem pessoal dos ocupantes e, por outro lado, as peças sobressalentes, as ferramentas e os acessórios necessários para fazer face a qualquer contingência.
A distribuição correcta da carga é essencial para a segurança. A primeira norma a seguir é colocar o material mais pesado no interior do veículo, repartido de forma que não se acumule num lado ou num só eixo e o mais próximo possível do solo. Além disso, se for necessário montar um porta- bagagens no tejadilho, deve-se procurar repartir o peso de forma equitativa pelos dois eixos.



Sem comentários: