terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Protecções exteriores

A parte frontal de um todo-o-terreno é, a par da parte inferior, a mais exposta a pancadas imprevistas. Um ramo que invade o caminho, uma moita ou erva alta que ocultam uma rocha ou um tronco caído e até um animal que se cruza à frente do veículo podem provocar um choque e causar avarias graves.
O radiador e os faróis são os primeiros elementos que sofrem choques. Com frequência, as protecções incorporadas nos veículos de série revelam-se insuficientes para fazer frente a estas contingências. Impõe-se, portanto, a instalação de um pára-choques frontal.
No mercado existem vários modelos, construídos com diferentes materiais e desenhos. Antes de adquirir uma protecção é preciso ter em conta que sejam resistentes e protejam de forma integral o conjunto frontal do veículo, incluindo os faróis, e que possam montar-se directamente sobre os apoios.
Se forem montados sobre a carroçaria, ao receber uma pancada esta deformar-se-ia, com o risco consequente de provocar mais problemas do que aqueles que pretendiam evitar.
Nas travessias extensas há condutores que instalam sobre o pára-brisas, como protecção suplementar, uma grelha abatível. É útil nas pistas de terra batida para aparar o impacto de pedras e de outros objectos que saltam das rodas traseiras dos veículos que circulam à frente.

Sem comentários: