quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Barras estabilizadoras


A possibilidade de um todo-o-terreno se virar é muito superior à de um automóvel de turismo; pode ocorrer em asfalto ao efectuar uma curva apertada a velocidade excessiva e devido ao centro de gravidade mais alto; em trilhos florestais e caminhos de montanha, ao seguir por uma inclinação lateral ou ao surgir um desnível imprevisto.
Se o fabricante não as oferece de série, é sempre aconselhável montá-las, sobretudo no caso dos 4 x 4 sem capota ou com capota de lona.
Fabricam-se barras estabilizadoras anti viragem desmontáveis e fixas. Estas últimas são mais seguras e sólidas; o inconveniente, quando o habitáculo é estreito, é o facto de se tomarem incómodas. Se a condução se efectuar principalmente em estrada ou em cidade, pode optar-se pelas barras desmontáveis.
Além disso, a montagem pode ser exterior, por cima da carroçaria, ou interior. A carroçaria ficará mais bem protegida neste último caso que, contudo, tem o inconveniente de ser pouco estético.

Sem comentários: