segunda-feira, 18 de maio de 2009

Uso do guincho

O guincho e um equipamento muito importante para quem utiliza a condução fora de estrada em situações extremas e sob condições climatéricas difíceis (chuva ou neve).
Existem três tipos de guincho: mecânico, manual e eléctrico. O primeiro, pouco usual, o ligado directamente ao motor da viatura, o segundo, apenas permite médios esforços de tracção, o que não é suficiente para puxar alguns veículos todo-o-terreno. O guincho eléctrico é o mais utilizado e permite esforços de tracção até às várias toneladas.
Ao usar o guincho não se esqueça de usar luvas fortes que lhe protejam as mãos contra golpes e cortes ou queimaduras provocadas pela passagem de cabos e cordas.
Antes de iniciar o trabalho de desatolamento ou de remoção de uma viatura com a ajuda do guincho, estude bem a situação, verifique todas as alternativas possíveis e tente antecipar uma estratégia de actuação.
Enquanto o cabo do guincho estiver esticado ou o guincho se encontre em funcionamento, certifique-se de que ninguém se encontra junto do guincho, perto do cabo ou na zona ande irá prender o gancho do cabo. Se depois de esticado o cabo se soltar ou algum ponto de apoio se partir, a chicotada produzida pode magoar alguém.
Certifique-se de que os pontos de apoio são suficientemente sólidos e de que todos os cabos, cordas, cintas, ganchos, passa cabos e mosquetões utilizados estão em condições e são os indicados para os esforços que se irão realizar.
O guincho pode ser comandado do exterior ou do interior do veículo. Se estiver no interior do veiculo passe e fio do comando pela janela, para evitar que o mesmo se estrague ou deteriore.
Depois de ser usado, o cabo do guincho deve ser limpo, retiradas as lamas ou areias. O seu cabo deve ser enrolado sem dobras ou vincos, afim de manter as características de resistência iniciais. Um cabo vincado pode partir. Um cabo mal enrolado, pode não se conseguir desenrolar ou dar um esticão ao desenrolar-se.
Ao funcionar com o guincho eléctrico, lembre-se de que ele está ligado à bateria, pelo que, enquanto estiver em funcionamento, o carro deve estar com o motor ligado (se for possível) para manter a carga eléctrica constante e não descarregar a bateria.
Se funcionar com o comando do guincho de dentro do carro enquanto manobra o carro, arranje alguém que, do exterior. o ajude e lhe vá dando indicações do que deverá fazer. Antecipadamente combine alguns sinais com essa pessoa para que não haja problemas de comunicação. Combine sinais para a avançar, parar, virar à esquerda, à direita, etc.
O esforço de um guincho pode ser desmultiplicado usando roldanas ou passa cabos de forma a que o cabo não vá directamente do carro ao ponto de apoio. Quando mais desmultiplicações fizer, menos esforço o guincho terá de fazer, mas mais tempo terá e funcionar e mais cabo será necessário.

Sem comentários: