domingo, 12 de julho de 2009

CB - ANTENAS

É um facto que as antenas são um acessório que não se deve descurar. Não interessa o rádio que se tenha; sem uma boa antena não se chega a lado nenhum! Agora, como é que se define uma boa antena? Sem entrar muito em detalhes técnicos, digamos que o tamanho da antena tem a ver com o comprimento de onda que no CB é de 11 metros e no VHF é de 2 metros. No mercado encontramos antenas de ¼, ½, 5/8 ou 7/8 do comprimento de onda. As melhores são as de 7/8, mas usualmente utilizam-se as de 5/8. Como termo de comparação, uma antena de VHF de ¼ tem aproximadamente 40 cm e uma de 5/8 tem 1.2 m. No CB uma antena de 5/8 poderá ter de 1,5 a 2 metros. Temos no entanto de decidir o tamanha da antena que compramos, em função do objectivo a que se destina e orientados por um sentido prático. Para instalação no jipe existem basicamente dois tipos de antenas. As fixas e as de base magnética. As primeiras podem ser fixadas com uns kits que incluem dois parafusos de ponta afiada que vão prender um suporte a uma das portas do jipe. Pode-se ainda prender este suporte com anilhas a um qualquer ponto de apoio, tal como uma barra do tejadilho ou o "mata-vacas". Este sistema tem a vantagem de toda a instalação poder ficar montada, sendo a antena enroscada no suporte, em cada utilização, evitando assim que seja roubada ou danificada. Tem a desvantagem de poder partir a base da antena ou mesmo dobrar a chapa do jipe se a antena bater acidentalmente num ramo de árvore. O facto das antenas baterem frequentemente em ramos de árvore durante os passeios, faz com que as mais curtas tenham neste sentido, vantagem em relação às mais longas. A menor distância a que podem chegar, acaba por ter pouco significado, uma vez que o normal é que num passeio TT, as distâncias que separam os interlocutores sejam reduzidas. Além disso, quando se está no meio de um pinhal ou em relevos acentuados, o tamanho da antena acaba por ter pouco significado uma vez que rapidamente se perde o sinal a uma curta distância. Ainda em matéria de instalações fixas, podemos montar o suporte da antena directamente no meio do tejadilho do jipe. Este sistema tem a vantagem de dar a melhor colocação para a antena e a desvantagem de ter de se furar o tejadilho para fazer a instalação. A melhor localização para uma antena é mesmo o meio do tejadilho do jipe pois além de ser o ponto mais alto, faz com que as obstruções à propagação das ondas sejam iguais para todos os lados do jipe. Esta colocação pode também ser conseguida com uma antena de base magnética. Estas bases tem íman na base e por isso "aderem" à chapa do carro com força suficiente para andar a alta velocidade, mas não tão forte que não liberte a antena ao bater numa árvore. Atenção que ao saltar, a antena pode vir bater noutro ponto da chapa do jipe. Outra desvantagem é a de que o cabo da antena tem de entrar pela janela ou porta do carro (neste ultimo caso, está sempre entalado na borracha da porta). Se a passagem for pelo vidro, atenção para não abrir a porta com o cabo entalado no vidro. Isso provocará o arrastamento da base magnética na chapa e fará riscos na pintura se houver qualquer tipo de sujidade entre elas. Os suportes de base magnética têm também a vantagem da portabilidade entre carros e a rapidez de montagem. Algumas antenas tem também uma mola que permite à antena recuar com um impacto e depois voltar à posição normal. Na instalação do rádio além dos cuidados básicos tais como a localização do rádio e a ligação à bateria, existe um ajuste que por vezes é ignorado e pode causar danos irreparáveis no rádio. Estou a falar do ajuste da Taxa de Ondas Estacionárias da antena, vulgarmente chamado de “afinar as estacionárias”. É um processo muito simples que só é requerido uma vez e só precisa de um pouco de paciência e de um medidor de estacionárias. Estes medidores existem no mercado a partir de 20€. Esta operação deve ser feita por alguém com experiência, sob pena de poder queimar o rádio. Seguindo as instruções do medidor, o qual irá ficar entre a antena e o rádio, o processo consiste em fazer baixar a Taxa de Estacionárias para perto do zero. O ajuste é feito na antena, na união da base (bobine) com a vareta. Vulgarmente a vareta vem fixada à bobine por um ou dois parafusos sextavados interiores. É aqui que se faz o ajuste, colocando a vareta mais para dentro ou para fora da bobine. É de salientar que normalmente as antenas novas vêm já ajustadas de fábrica, mas é sempre bom verificar porque o local onde é colocada a antena também pode fazer variar as estacionárias.
Já agora um reparo muito importante: Nunca utilize o rádio sem a antena! Se transmitir sem uma antena ligada no rádio, o resultado poderá ser um inconfundível cheiro a queimado...

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