Em caso de imobilização da viatura existem diversas técnicas de desatascamento, cuja praticabilidade varia de situação para situação. Em todo o caso, é sempre conveniente possuir pelo menos um guincho eléctrico e um macaco hi-lift. Neste capítulo pode encontrar algumas sugestões para tirar o melhor partido destes e doutros elementos de resgate.
Com guincho eléctrico
O guincho eléctrico é um instrumento de resgate de grande fiabilidade. Existem vários modelos possíveis, em função do tipo de TI a que se destinam. A sua utilização implica que o motor do veículo se mantenha em funcionamento, pois a bateria não tem capacidade para fornecer energia suficiente por si só.Algumas regras essenciais:
1. Afaste-se dos cabos em tensão, pois podem soltar-se e provocar lesões muito graves.
2.Não enrole directamente o cabo de aço em volta de uma árvore ou pedra. É preferível usar cintas, de modo a evitar danos nos cabos.
3. Use sempre luvas suficientemente grossas. Assim poderá evitar que qualquer fio de aço partido lhe provoque ferimentos nas mãos.
4. Use sempre a base de árvores com porte suficiente para suportar a força exercida pelo guincho.
5. Nunca desenrole totalmente o cabo do guincho. O cabo com algumas voltas garante-lhe uma maior segurança.
Com guincho eléctrico
O guincho eléctrico é um instrumento de resgate de grande fiabilidade. Existem vários modelos possíveis, em função do tipo de TI a que se destinam. A sua utilização implica que o motor do veículo se mantenha em funcionamento, pois a bateria não tem capacidade para fornecer energia suficiente por si só.Algumas regras essenciais:
1. Afaste-se dos cabos em tensão, pois podem soltar-se e provocar lesões muito graves.
2.Não enrole directamente o cabo de aço em volta de uma árvore ou pedra. É preferível usar cintas, de modo a evitar danos nos cabos.
3. Use sempre luvas suficientemente grossas. Assim poderá evitar que qualquer fio de aço partido lhe provoque ferimentos nas mãos.
4. Use sempre a base de árvores com porte suficiente para suportar a força exercida pelo guincho.
5. Nunca desenrole totalmente o cabo do guincho. O cabo com algumas voltas garante-lhe uma maior segurança.
Com hi-lift
O hi-lift, entre outras funções, destina-se fundamentalmente a elevar o TI em caso de atascamento. Depois de elevado, introduz-se todo o tipo de objectos sólidos debaixo das rodas. Nos casos em que o terreno é instável, é necessário usar um bocado de madeira a suportar a base do macaco hi-lift, de modo a evitar que este se afunde.É absolutamente desaconselhado trabalhar debaixo de um veículo que se encontra elevado por um macaco hi-lift.
Reboque de viaturas
É um dos sistemas mais rápidos e mais comuns de resgate de viaturas. Em caso de reboque o cabo deve estar esticado e a manobra deve realizar-se suavemente e com a tracção máxima.Em certas situações o TI que reboca deve fazê-lo em marcha-atrás. Deste modo é possível obter mais força e o condutor do veículo rebocador pode acompanhar directamente os movimentos do veículo rebocado. Esta técnica é importante nos casos em que a viatura a rebocar se encontra numa posição de perigo, como por exemplo, perto de uma ravina. Noutras situações, pode ser necessário recorrer à força de dois veículos em simultâneo. Neste caso, e para que os veículos manobrem ao mesmo tempo, devem amarrar-se os dois TT rebocadores. Se o veículo que reboca não possuir tracção suficiente para executar a manobra, pode ainda recorrer-se à técnica do esticão. Trata-se de uma manobra de último recurso, pois pode provocar danos graves nas viaturas.
Sem comentários:
Enviar um comentário