LOCALIZAÇÃO DE SEGURANÇA DO PESSOAL - Antes de se iniciar o esforço de tracção, todo o pessoal que se encontra no solo, deve ser instruído no sentido de se deslocar para uma posição segura relativamente a qualquer combinação de talhas.- Quando um cabo está esticado e de repente quebra, a sua chicotada pode cortar um homem a meio. Considere um cabo de guincho sob tensão, alongado como tira de borracha e armazenando energia. Se tal linha se quebra, a sua quebra repentina pode ser comparada à acção de um chicote com a velocidade de um projéctil. - Uma combinação de talhas com o guincho que forma um ângulo é semelhante a um tiro de funda. Se estivesse uma roldana presa no ângulo de combinação de talhas e a prisão da roldana quebrasse, a roldana seria arremessada na direcção da bissectriz do ângulo a uma velocidade espantosa, e se a roldana se soltasse do cabo poderia ser projectada a uma grande distância.- Isto é razão suficiente para que o pessoal nunca permaneça dentro de um ângulo formado pela combinação de talhas. Uma regra a seguir para a localização segura do pessoal no solo é ficar a uma distância da combinação das talhas, maior do que a distância entre os dois ramos( duas viaturas), e nunca dentro do ângulo. SINALEIRO - Para controlo da segurança de uma operação de recuperação deve haver apenas um sinaleiro. - Os operadores devem conhecer o significado dos sinais em vigor e actuar somente com base neles. - O sinaleiro deve estar numa posição segura e onde os seus sinais possam ser observados pelos operadores.
ESTICÕES- A potência deve ser aplicada suavemente evitando possíveis esticões na combinação de talhas. - Um esticão acontece quando o cabo deixa de estar frouxo repentinamente por se ter, movido a viatura ou acelerado o guincho.- Em qualquer dos casos verifica-se o mesmo efeito, esta força repentina do peso vezes a velocidade, como a pancada de martelo, coloca uma força excessiva na combinação de talhas e normalmente fá-la partir.
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