Para resgatar um veículo encalhado é certo que vamos precisar de usar equipamentos diversos para tirá-lo dali, e nestas ocasiões é necessário ancorar o cabo de aço, a corda ou corrente, nalgum ponto de apoio. Para uma boa ancoragem são necessários alguns apetrechos que podem ser reunidos num “Kit de resgate”, e a configuração pode ser ampliada de acordo com as necessidades de cada um.
. cinta de nylon curta com 2 metros para min. 7 ton.;. cinta de nylon comprida com 5 metros para min. 7 ton.;. patesca;. corrente ou extensão de cabo de aço com 20 metros e pontas em anel;. manilhas;. luvas de couro;. pá escavadeira.Com o equipamento mínimo necessário, você pode fazer o resgate a partir de algumas possibilidades como: ancoragem em um ponto fixo e ancoragem no próprio veículo.
. cinta de nylon curta com 2 metros para min. 7 ton.;. cinta de nylon comprida com 5 metros para min. 7 ton.;. patesca;. corrente ou extensão de cabo de aço com 20 metros e pontas em anel;. manilhas;. luvas de couro;. pá escavadeira.Com o equipamento mínimo necessário, você pode fazer o resgate a partir de algumas possibilidades como: ancoragem em um ponto fixo e ancoragem no próprio veículo.
Ancoragem em um ponto fixo
pode ser uma rocha ou árvore, mas deverá ser forte para aguentar o esforço a ser exigido. Ao fixar o cabo de aço, jamais prenda o gancho no próprio cabo, pois o ponto onde ele se apoia para formar a argola será amassado durante a operação, causando a ruptura do cabo há médio prazo. O equipamento ideal é a cinta de nylon com argolas ou ganchos nas pontas. Também pode se utilizar cabos de aço ou correntes, desde que em rochas ou em outros veículos.
Ancoragem em rochas
Monitorize o comportamento da rocha durante a operação. Se ela apresentar algum movimento com a carga aplicada pelo guincho, o resgate deverá ser suspenso e o problema contornado de outra maneira. Não há uma regra específica para essas situações, a capacidade para improvisar é que conta, mas o importante é manter a integridade física dos presentes, preservar o veículo de um acidente e manter o caminho livre para seguir adiante.
Ancoragem em árvores
Ancoragem em árvores
Escolha uma que tenha boa fixação no solo. Evite danos à árvore, pois é ela que irá lhe ajudar a sair do enrosco. Outro aspecto é quanto ao porte da árvore, sim, porque se for pequena há uma grande chance do guincho arrancá-la na primeira puxada. Portanto, é recomendável procurar por uma árvore grande e firme. A cinta de ancoragem deverá ser posicionada na parte mais baixa do tronco e próxima ao solo. Nunca use cabos de aço ou corrente para “abraçar” a árvore, você pode matá-la ao danificar a casca!
Ancoragem correta em árvore, dando apoio para resgate de outros veículos. (foto: Técnica 4x4)
Ancoragem no veículo
Ancoragem correta em árvore, dando apoio para resgate de outros veículos. (foto: Técnica 4x4)
Ancoragem no veículo
Da mesma maneira que o veículo deverá ser ancorado em um ponto fixo e com todas as precauções que foram citadas anteriormente, também ele deverá ser capaz de oferecer um bom ponto de apoio. É comum a fixação de cabos em grampos e furos preparados apenas para fixar o veículo no caminhão cegonha ou no container, na hora do transporte. Não servem para uma ancoragem eficiente. Não use também pára-choques e componentes da suspensão como amortecedores, barras de direcção e torção. Preste atenção ao envolver os diferenciais com uma cinta ou cabo de aço, para evitar danos na tubagem do fluído de freio. Cuidado também com as bolas e pontos de engate de reboque, pois em média suportam até 2.500kg, bem menos do que pode pesar um veículo carregado e completamente encalhado.Uma boa ancoragem deve partir do chassis e daí então servir de apoio para guinchos, cabos e outros apetrechos. Sempre que possível, distribua a força aplicada em dois pontos de ancoragem. Não circule em hipótese alguma usando correntes em pisos como asfalto ou estradas de terra firme. Além do desconforto gerado pelo atrito, as correntes poderão danificar seriamente os pneus. Se o trecho crítico acabou, remova as correntes.
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