sábado, 25 de abril de 2009

A potência.


É possível estabelecer uma primeira selecção dos veículos todo-o-terreno consoante a sua potência máxima. É uma classificação geral, mas servirá para que o condutor interessado faça uma primeira ideia dos veículos que se lhe oferecem. Assim, é possível definir três gamas: .gama baixa: até 100 CV, .gama média: de 100 a 140 CV; .gama alta: mais de 140 CV. A gama baixa define os veículos todo-o-terreno de dimensões reduzidas e de preço mais acessível. Costumam ter um comprimento que ronda os três metros e meio e uma largura que não ultrapassa os dois metros na maioria dos casos. Destinados, em princípio, ao utilizador mais jovem, são fáceis de manobrar e têm um consumo relativamente baixo, entre os 10 e os 13 litros aos cem. Em quase todos os modelos desta gama, a tracção às quatro rodas é opcional, ou seja, pode circular-se com a tracção num só eixo, o que melhora os valores do consumo. São veículos ideais para uso combinado em meio urbano e rural, pois deslocam-se com comodidade e desenvoltura no emaranhado de ruas de uma cidade e no terreno acidentado de caminhos e pistas de montanha. São ágeis, manobráveis, com um diâmetro de viragem curto e uma velocidade máxima em estrada e 130-140 km/h. Os preços dos veículos desta gama costumam ser ligeiramente mais elevados do que os seus equivalentes de turismo, embora se possam encontrar modelos ainda mais baratos, sobretudo de fabricantes de países da Europa de Leste e da Ásia. A gama média. esta categoria incluem-se os 4x4 com uma potência situada entre 100 e 140 cv: Salvas as devidas distâncias, poderia dizer-se que, se os todo-o-terreno de gama baixa correspondem ao clássico «utilitário» nos automóveis de turismo, os de gama média têm o seu equivalente nos «familiares». São veículos de maiores dimensões, preparados para transportar comodamente entre cinco e sete passageiros. Costumam medir à volta de quatro metros de comprimento e entre 1,6 e 1,8 metros de largura. O consumo varia entre os 13 e os 16 litros aos cem quilómetros e podem atingir em estrada uma velocidade máxima entre 140 e 160 km/h, dependendo do fabricante e do modelo. Adequam-se a grandes deslocações, a viagens seguras com a família em trajectos mistos asfalto terra batida. A sua utilização em cidade por particulares, como se fosse um automóvel de turismo, apresenta mais inconvenientes do que vantagens, embora muitos profissionais escolham modelos desta gama tanto pelas suas prestações como pela sua capacidade de carga. Resistentes, com potência suficiente para saírem da forma mais airosa dos desafios mais difíceis, os 4x4 da gama intermédia são uma boa solução tanto para os momentos de lazer como para as actividades económicas no meio rural. São mais caros do que os seus equivalentes de turismo os familiares mas têm a vantagem, em tempo de férias, de serem capazes de puxar um atrelado ou uma caravana sem problemas de maior. De mecânica robusta e fiável, oferecem um habitáculo cómodo e incluem muitas das novidades, acessórios e luxos dos veículos de estrada. A gama alta. São os veículos mais potentes do mercado, com mais de 140 CV (há modelos a gasolina de 4,5 litros de cilindrada e 225 CV DIN de potência), e também os mais caros. Foram concebidos para se comportarem como os automóveis de grande turismo em estrada velocidades máximas superiores aos 160-170 km/h e uma invejável aceleração dos O aos 100 km/h e como grandes 4x4 no meio natural. De condução cómoda ausência de vibrações, suspensões muito bem desenvolvidas, habitáculos com melhor insonorização os veículos desta gama são fáceis de conduzir e respondem com segurança aos inconvenientes de um trajecto extenso fora da estrada. Não são veículos adequados a percursos de trial e, por vezes, o condutor pouco experiente sente que o carro tem centímetros a mais por todo o lado, sobretudo em zonas estreitas ou em caminhos com muitas irregularidades e acidentados. Adaptam-se mal ao tráfego citadino, mas quando saem das ruas e entram na estrada ou na auto-estrada o seu comportamento é equivalente ao de um automóvel de grande turismo de elevadas prestações. Os consumos são altos nestes modelos: entre 17 e 20 litros aos cem para motores a gasolina e um pouco menos para os diesel. Claro está que é preciso deslocar uma «máquina» que chega, às vezes, a pesar mais de duas toneladas.


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