quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pressão de pneus 4x4

A medição da pressão deve ser feita por instrumentos aferidos regularmente, pois um manómetro de medição é um aparelho muito frágil, por exemplo basta medir um pneu de tractor com água e não ter os cuidados necessários e este fica descalibrado.Por isso não é muito aconselhável a medição da pressão em bombas de gasolina pois os manómetros são de muita fraca qualidade.A pressão dos pneus deve ser indicada para o tipo de terreno que se vai pisar, para se conseguir um aumento significativo de tracção é óbvio que se baixarmos a pressão o aumento de superfície do pneu em contacto com o solo é superior e isto é muito favorável em pisos tais como lama, areia, pedras.Mas se baixarmos demasiado a pressão pode ser prejudicial pois facilita que o pneu descole mais facilmente de jante, fica mais vulnerável a cortes laterais. No caso de usar-se câmara de ar, estas bom pouco pressão aquecem, podem enferrujar e enfraquecem.Com pneus com pouco pressão fica muito mais difícil a condução por isso é sempre aconselhável depois de se ter transporto o obstáculo se voltar a por a pressão indicada à viatura.Para fazer um passeio TT, podemos tomar como pressão de referência 1.5 bar e corrigir se houver perdas de tracção ou danos para os pneus.

Sem comentários: