quarta-feira, 10 de junho de 2009

GUIA DE MARROCOS

Marrocos (al-Maghreb al-Aqsa) pode ser o mais fácil acesso a uma experiência no deserto, sem ter de fazer um trans-Sahara. A um dia de viagem, este país de contrastes, tem para oferecer toda uma atmosfera única dos países do Norte de África e que se sente imediatamente após a passagem da fronteira. No sul, onde começa o deserto do Sahara, os atractivos para quem gosta de todo-o-terreno, são as pistas rápidas, as dunas e o Atlas que terá de ser transposto para lá chegar. Mas também temos as Kasbah (fortificações feitas de barro e pedra). A Norte e até Marrakesh, as parecenças com o Algarve são muitas. Para Noroeste está o Riff onde também se pode encontrar isolamento. Esta é a região das plantações de haxixe. No Atlas há neve durante quase todo o ano, o que é difícil de imaginar num país do Norte de África. E é fantástico o contraste sentido por quem deixa as pequenas aldeias castanhas do Atlas e começa a descer em direcção ao deserto, ás dunas, aos grandes espaços e aos oásis repletos de palmeiras. É esmagadora a presença dos grandes desfiladeiros onde a água corre como se não faltasse logo mais adiante. Para vermos referências da presença Portuguêsa em Marrocos, temos de ir até á costa, junto ao Atlântico onde estão as fortificações e outros edifícios da nossa história. Se tiver de escolher uma cidade para visitar, sugiro Marrakesh. A praça Jnan El Fnaa e o palácio do rei (Koutobia) e a velha Medina, são visitas obrigatórias.
Dicionário: Erg - Serra composta por dunas de areia. Tole - Chapa ondulada que é o nome dado a uma longa sequência de pequenas ondulações duras, transversais á pista. Fesh-fesh - Areia muito fina que se parece a pó de talco castanho. Bivouacs - Tendas Berberes. Inshalla - Se Deus quiser.
Informações Gerais: - Capital: Rabat. - Área: 750850 km2 - População: 26 milhões - Moeda: Dirham (0,10 Euros). - Custo de vida: Moderado. - Idiomas: Françês, Árabe e Dialectos Berbéres. - Guias recomendados: Sahara Overland (com pontos de GPS das pistas), Morocco - A Travel Survival Kit - Lonely Planet (www.lonelyplanet.com), Le Guide du Routard. - Mapas: Michelin 959 - Maroc (1:1.000.000) - Formalidades de entrada: Processo demorado e muito burocrático. Na fronteira será passado um documento verde temporário. O Jipe deve obrigatoriamente entrar conduzido pelo seu proprietário ou com autorização deste (Embaixada de Marrocos - levar declaração do proprietário, reconhecida no notário, a autorizar saída da viatura). - Seguro da viatura: Fazer extensão para a carta verde (em caso excepcional, poderá fazer um seguro temporário, na fronteira). - Vacinas: Nenhuma obrigatória; febre amarela recomendada para determinadas regiões. - Clima: A melhor estação do ano para viajar em Marrocos e em particular nas pistas do deserto, é a Primavera. O Outono pode ser uma alternativa, mas mais imprevisível no tocante á pluviosidade. O Inverno pode tornar algumas pistas de montanha intransitáveis devido á neve e o Verão é de todo desaconselhável, pelas elevadas temperaturas. - Conduta em Marrocos: As populações locais têm os seus próprios hábitos e costumes. Peça autorização antes de fotografá-los. Faça trocas ou retribua mediante pequenas ofertas. Respeite a sua cultura, sobretudo, em países de influência muçulmana.
PREPARAÇÃO Documentos Necessários: - Passaporte válido - Carta de condução Portuguesa - Extensão territorial para a Carta Verde Cuidados Especiais: Não deixar nada á vista nos jipes. Considerar no calculo do orçamento: - Combustível: 2*consumo*kms - Passagem de Ferry-Boat (Algeciras-Ceuta-Algeciras): 190Euros (Carro+2 pessoas em 2001) - Alimentação: Uma refeição numa cidade Marroquina, poderá ficar pelos mesmos valores que em Portugal. A comida é saborosa. Numa pequena povoação, pode-se comer barato mas não se devem esperar restaurantes, tal como os conhecemos na Europa. Saindo das grandes cidades, é fundamental levar o necessário para preparar as suas próprias refeições. - Alojamento: Nas localidades onde há pensões ou hotéis, pode-se encontrar alojamento, desde 2,5Euros, até diárias de algumas dezenas de contos. - Despesas extra: Deve contar com algum dinheiro para compras porque as tentações são muitas e o prazer de negociar é muitas vezes irresistível. Equipamento indispensável (Individual): - Arrumação: Sacos de viagem maleáveis - Vestuário: Leve de cores claras - 1 polar, 2 pares de calças/calções, camisas ou t-shirts de mangas compridas (para proteger os braços do sol), 1 impermeável, botas de trekking, chapéu de abas/Cheche, chinelos/sandálias, fato de banho. - Dormir: Tenda, saco-de-cama, lençois de saco-de-cama, placa de espuma. - Refeições/Comida/Bebida: Kit de cozinha com talhetes/pratos, grelha e carvão, aquecedor de resistência de ligar ao isqueiro do carro, fogareiro a gás, guardanapos de papel. Comida (em Marrocos, pão, leite, azeitonas, laranjas e vegetais são muito bons - não há supermercados): Enlatados (salsichas, feijão normal e feijão frade, atum, carne, feijoada, dobrada, feijão com couriço), queijo, presunto/salpicão, bolachas. Bebida: café/chá, água (3 litros/dia/pessoa). - Higiéne: Kit barba (lamina, espuma, after-shave) e banho (sabonete, champô, saco de duche de aquecimento solar-1 por cada duas pessoas, toalhas), jerricans de água (1 de 20 litros por pessoa). - Ferramentas/acessórios: Canivete, Óculos de sol, protector solar (indíce 25), Lanterna/Frontal. Equipamento indispensável (Veículo): - Acessórios: Pneus mistos para terra e alcatrão, bússola, cinta de reboque, luvas de trabalho, lanterna, fita adesiva de electricista, compressor, medidor de pressão de pneus, cintas de carga, sacos para o lixo, kit de primeiros socorros (incluir medicamento %93Ultralevur%94 e aspirina), grade de garrafas em plástico rígido para transportar garrafas de água, caixa de ferramentas - Sobresselentes: Fusíveis, jerrican de combustível (em função da autonomia necessária) Equipamento facultativo: Telemóvel, GPS, placas de desatascamento, pá, estojo de ferramentas, sobresselentes (óleo de motor, filtro de ar), arame, corda, toalhetes, binóculos, máquina fotográfica e câmara de vídeo. Outros materiais: Para trocas ou presentes para os miúdos: Canetas, t-shirts, rebuçados (que aguentem calor), cigarros e outros consumíveis.

Sem comentários: