domingo, 14 de junho de 2009

Turbos

Os turbos são dispositivos usados com frequência nas motorizações automóveis, com particular relevância na tecnologia Diesel, são sistemas relativamente simples que comprimem o ar a introduzir na câmara de combustão. Uma das formas de aumentar a potência é aumentar a quantidade de ar e combustível disponível para queimar. Existem várias maneiras de o conseguir quer seja aumentando o numero de cilindros quer seja aumentando o seu tamanho. A mais fácil é no entanto a utilização de um compressor ou turbocompressor de ar, dispositivo simples e pequeno. A maioria dos turbos utilizados são accionados de duas formas distintas. Existem vários tipos de equipamentos accionados normalmente pelos gases de escape do motor (ex. turbocompressor) e pelo próprio motor através de uma correia (ex: compressor volumétrico).
Funcionamento
O objectivo deste dispositivo é disponibilizar uma maior quantidade de ar. Assim uma maior quantidade de combustível pode ser introduzido obtendo-se maior potência de cada explosão em cada cilindro. O rácio potência peso do motor é melhorado. O ar é comprimido através de uma espécie de bomba centrifuga composta por delicadas laminas que podem atingir as 150.000 rpm. Este processo tem alguma ineficiência que advém do facto de ser necessária potência do próprio motor para fazer girar a turbina e de este dispositivo de alguma forma poder exercer alguma resistência no escape dos gases da combustão se for este o meio de accionamento.
Lubrificação
Grande parte dos turbos utiliza lubrificante com o propósito de arrefecer as partes mecânicas e para permitir que o veio gire a elevadas rotações. Quando se pára a marcha o turbo continua a girar pelo efeito da inércia pelo que se deve evitar desligar o motor imediatamente evitando o corte abrupto do fornecimento de óleo a este dispositivo.
Intercooler
A compressão do ar provoca o seu aquecimento e expansão. Para se conseguir maior potência pretende-se aumentar a quantidade de moléculas de ar dentro da câmara de combustão e não necessariamente maior pressão. Este dispositivo tem um aspecto de um radiador e tem como propósito arrefecer o ar pressurizado que sai do turbo antes de chegar ao motor. O intercooler ou permutador de calor tem o efeito de ao baixar a temperatura do ar torná-lo mais denso, ou seja introduzir mais moléculas nos cilindros.

Sem comentários: