
Uma simples valeta pode se tornar um pesadelo se a travessia for feita de maneira errada. Por mais inocente que esse obstáculo possa parecer, nunca o menospreze. Analise-o de fora do carro, ande pelo terreno, sinta a sua profundidade e a consistência do solo e perceba se existe resistência para o peso do jipe. Estude a maneira certa de passar, explicando ao seu navegador como deseja fazer e peça-lhe para que o oriente de fora do jipe. Quem conduz não consegue visualizar o local exacto onde colocar as rodas, e isso pode ser desastroso em certos obstáculos.
A grande maioria dos pneus de veículos 4x4 tem o tamanho similar ao 7.50x16, o que resulta em um diâmetro médio de 850 milímetros. Isso significa que uma valeta que seja do tamanho do pneu será um grande empecilho. Obstáculos desse tipo, quando cheios de água, devem ser encarados com muito respeito.
A aproximação, se possível, deverá ser feita a 45º do buraco, assim tem-se quase sempre, uma roda de cada vez dentro da valeta, facilitando a tracção. Mesmo que a roda dentro da vala fique longe do chão, as rodas do outro eixo auxiliarão a saída do jipe. Se achar que a roda diagonalmente oposta vai levantar muito, causando o risco de capotagem, a aproximação deverá ser feita de outra maneira geralmente a 90º.
Antes de entrar, certifique-se de que o jipe está alinhado (a 45º mais ou menos) com a valeta, e entre com a direcção direita. Entre com uma roda e mantenha os dedos fora do volante (se o seu 4x4 não tiver direcção assistida, prepare-se para tomar um tranco) para evitar um acidente grave com os dedos ou com o punho.
É bom lembrar que a maneira correcta de segurar o volante é posicionar o polegar sobre sua base e não na circunferência interna. Além disso, uma entrada com o volante virado prejudica a estabilidade e pode causar desde um empenamento nas barras de direcção, até um dano irreparável nos pinos, buchas, caixas e terminais de direcção. Se tudo deu certo, continue com o volante direito. A outra roda cairá devagar na valeta. Se a trilha for muito estreita, o volante deverá ser bloqueado para que o jipe não bata em algo (ou mesmo caia no "abismo" ao lado).
Se houver movimentação do volante, certamente as rodas não irão passar pelo mesmo local que as dianteiras. Peça ao navegador que tenha atenção ao trajecto das rodas, para que elas não caiam ao mesmo tempo na vala. Quando se entra a 45º numa valeta lisa com lama, há risco das duas rodas dianteiras caírem ao mesmo tempo, atascando o jipe ou batendo com o pára-choques na saída da valeta. Precisará então de um macaco (tipo Hi Lift) para levantar o veículo.
Também é preciso calçar as rodas dentro do buraco, para que o seu 4x4 possa sair. Se tiver um guincho, procure um ponto de ancoragem mais alto que o normal, para que o jipe seja erguido um pouco na hora de puxar, auxiliando o trabalho do guincho. O ideal é usar uma prancha na valeta. Deve-se passar por cima do obstáculo, tomando o cuidado de não acelerar por cima da peça, pois ela pode ser empurrada ou enterrada, descobrindo a valeta. A melhor atitude ao se confrontar com um obstáculo difícil é ter calma, analisar profundamente o caso e ter muita vontade de passar.
A grande maioria dos pneus de veículos 4x4 tem o tamanho similar ao 7.50x16, o que resulta em um diâmetro médio de 850 milímetros. Isso significa que uma valeta que seja do tamanho do pneu será um grande empecilho. Obstáculos desse tipo, quando cheios de água, devem ser encarados com muito respeito.
A aproximação, se possível, deverá ser feita a 45º do buraco, assim tem-se quase sempre, uma roda de cada vez dentro da valeta, facilitando a tracção. Mesmo que a roda dentro da vala fique longe do chão, as rodas do outro eixo auxiliarão a saída do jipe. Se achar que a roda diagonalmente oposta vai levantar muito, causando o risco de capotagem, a aproximação deverá ser feita de outra maneira geralmente a 90º.
Antes de entrar, certifique-se de que o jipe está alinhado (a 45º mais ou menos) com a valeta, e entre com a direcção direita. Entre com uma roda e mantenha os dedos fora do volante (se o seu 4x4 não tiver direcção assistida, prepare-se para tomar um tranco) para evitar um acidente grave com os dedos ou com o punho.
É bom lembrar que a maneira correcta de segurar o volante é posicionar o polegar sobre sua base e não na circunferência interna. Além disso, uma entrada com o volante virado prejudica a estabilidade e pode causar desde um empenamento nas barras de direcção, até um dano irreparável nos pinos, buchas, caixas e terminais de direcção. Se tudo deu certo, continue com o volante direito. A outra roda cairá devagar na valeta. Se a trilha for muito estreita, o volante deverá ser bloqueado para que o jipe não bata em algo (ou mesmo caia no "abismo" ao lado).
Se houver movimentação do volante, certamente as rodas não irão passar pelo mesmo local que as dianteiras. Peça ao navegador que tenha atenção ao trajecto das rodas, para que elas não caiam ao mesmo tempo na vala. Quando se entra a 45º numa valeta lisa com lama, há risco das duas rodas dianteiras caírem ao mesmo tempo, atascando o jipe ou batendo com o pára-choques na saída da valeta. Precisará então de um macaco (tipo Hi Lift) para levantar o veículo.
Também é preciso calçar as rodas dentro do buraco, para que o seu 4x4 possa sair. Se tiver um guincho, procure um ponto de ancoragem mais alto que o normal, para que o jipe seja erguido um pouco na hora de puxar, auxiliando o trabalho do guincho. O ideal é usar uma prancha na valeta. Deve-se passar por cima do obstáculo, tomando o cuidado de não acelerar por cima da peça, pois ela pode ser empurrada ou enterrada, descobrindo a valeta. A melhor atitude ao se confrontar com um obstáculo difícil é ter calma, analisar profundamente o caso e ter muita vontade de passar.
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