quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pneus


Os pneus são um dos componentes mais importantes de uma viatura TT. Não há nenhum fabricante capaz de propor num só pneu uma boa eficácia para todos os tipos de terreno. Como não é nada prático nem económico ter pneus adequados a cada tipo de terreno, a maioria das viaturas TT, vem de origem equipada com os chamados pneus mistos, que não sendo muito bons em nenhum tipo de piso, permitem um razoável desempenho em todos eles. É conveniente nunca esquecer isto, para que não se exija mais a um pneu do que aquilo para que este foi projectado, e por outro lado saber quais deve escolher para uma utilização específica. Independentemente do pneu em questão, todos eles, para funcionarem na perfeição devem estar calibrados com a pressão apropriada. A pressão correcta além de optimizar o desempenho do pneu, contribui decisivamente para a sua longevidade. Os pneus radiais são em muitos aspectos uma evolução do pneu diagonal ou convencional. Porém, o desempenho dos pneus diagonais supera o dos radiais na prática do TT. A diferença entre os pneus radial e diagonal está no próprio nome. Radial: pneu construído com telas dispostos radialmente à carcaça. Diagonal: pneu construído com telas dispostos diagonalmente à carcaça. Os pneus radiais têm na sua maioria as telas feitas em aço, enquanto as telas dos diagonais são geralmente feitos de nylon.A construção radial confere ao pneu maior rigidez e consequentemente maior durabilidade. As suas partes laterais são mais flexíveis e frágeis para compensar a rigidez da banda de rodagem. São pneus mais propensos a danos laterais e a cortes. São geralmente fabricados para serem usados sem câmara de ar (tubeless).O pneu diagonal, por ser mais flexível, dura menos, sendo mais resistente a impactos e cortes. Normalmente são projectados para serem usados com câmaras de ar.Para competições TT, os fabricantes começaram a desenvolver pneus radiais com reforço nas laterais, que podem (e devem) ser usados com câmara de ar.


Sem comentários: